Embora o sistema genital apresente uma simplicidade estrutural quando comparado ao sistema nervoso central, Defeitos congênitos (http://www.embrioconsult.com.br/defeitos-congenitos.php) que provocam ambiguidade genital acarretam uma intensa ansiedade nos pais, por vezes, devastadora.
Erros do desenvolvimento sexual e distúrbios da determinação e diferenciação sexual, assim como os quadros de intersexualidade podem se manifestar de forma complexa, como por exemplo, nos quadros sindrômicos. Portanto, a abordagem dos casos de ambiguidade genital deve ser realizada por grupo multidisciplinar envolvendo geneticista, endocrinologista, urologista, ginecologista e pediatra.
No recém-nascido, é importante concluir o diagnóstico clínico dos quadros de ambiguidade genital com presteza para orientar adequada conduta, minimizando os aspectos psicológicos envolvidos.
Nossa equipe visa a uma abordagem humanizada multiprofissional e especializada dessas afecções contando com suporte psicológico aos pais e crianças, buscando diminuir a repercussão da enfermidade no ambiente familial e social.
Fontes:
Opitz JM – Tópicos recentes de Genética Clínica. São Paulo, SBG, 1983, pp.38-64.
Para maiores informações acessar Leituras Recomendadas e Artigos Científicos.
Tels.: 55[11] 2924-0190 55[11] 2924-0189 | 55[11]94938-9785
EmbrioConsult
E-mail: embrioconsult@embrioconsult.com.br